top of page

Sinusite – Principais sintomas

Os sintomas da sinusite, que também pode ser chamada de rinossinusite, acontecem quando há uma inflamação da mucosa dos seios da face, que são estruturas que ficam ao redor das cavidades nasais.


Nesta doença, é comum a presença de dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça, apesar dos sintomas variarem de acordo com a causa da doença e com a saúde e sensibilidade geral de cada paciente.



TIPOS DE SINUSITE

· Sinusite Viral:

Domina cerca de 80% dos casos, devido a um “resfriado simples”. Surge em pessoas com sintomas de corrimento nasal, transparente ou amarelo, mas que também pode evoluir para um tom esverdeado.

· Sinusite Alérgica

Os sintomas de sinusite alérgica são parecidos com os de sinusite viral, entretanto, acontece em pessoas que tiveram uma crise recente de rinite alérgica, ou que se expuseram a situações que podem causar espirros e alergias. Como frio intenso, ambiente seco, roupas guardadas ou livros velhos.

· Sinusite Bacteriana

A sinusite causada por uma infecção por bactéria acontece em poucos casos, costuma ser suspeitada quando há febre acima de 38,5ºC, forte dor na face e secreção de aspecto purulento pelo nariz e garganta, ou quando os sintomas, mesmo que leves, persistem por mais de 10 dias.

· Sinusite Fúngica

A sinusite fúngica está presente em casos de pessoas que têm uma sinusite persistente, sem melhora com o tratamento e assim, os sintomas se arrastam por muito tempo. Nestes caso, pode haver sintoma apenas localizado em um região da face.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Para diagnosticar a sinusite, é somente necessária a avaliação clínica do médico otorrino. Os exames como análises de sangue, raio-X e tomografia, não são necessários, mas são úteis em casos de pacientes nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite.


O Hospital São Francisco conta com especialistas em seu quadro de profissionais.

Clique no botão abaixo e agende sua consulta.





255 visualizações0 comentário
bottom of page