top of page

O que as doulas fazem e como podem te ajudar no parto

A Doula é a profissional que acompanha a mulher durante a gravidez, parto e pós-parto, oferecendo conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo.

Ela não precisa ter formação na área da saúde, mas frequenta um curso técnico para capacitar-se.


A doula não interfere em condutas médicas e hospitalares, portanto não faz exame de toque, nem escuta o coração do bebê e nem “faz o parto”.


Um médico uma vez disse que “se a doula fosse um remédio, seria antiético não prescrevê-lo”, pois está comprovado cientificamente que esta profissional pode reduzir em 50% os índices de cesariana, em 25% a duração do trabalho de parto, em 60% os pedidos de analgesia peridural, em 40% o uso de ocitocina e em 40% no uso de fórceps (Klaus & Kennel, 1993).


A doula também contribui para a satisfação com o parto e o sucesso da amamentação, diminuindo os casos de depressão pós-parto, ansiedade e baixa autoestima materna.


Aqui, no São Francisco Instituto Vida, as doulas são muito bem recebidas e podem entrar no hospital - inclusive no centro cirúrgico, caso haja a necessidade de uma cesariana - mediante cadastro prévio.


Fonte: Humanizaree.

78 visualizações0 comentário
bottom of page